Unicruz inicia processo para realizar investigação molecular da Covid-19
A Universidade de Cruz Alta está articulando a possibilidade de realizar testes da Covid-19. As propostas foram apresentadas à prefeitura de Cruz Alta e ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja). Como aporte para executar a detecção molecular do SARS-CoV 2, a Unicruz colocou à disposição uma equipe técnica, formada por professores dos cursos de Biomedicina e Farmácia e por mestrandos em Atenção Integral à Saúde, e os equipamentos PCR Real Time dos laboratórios instrumentais do Campus. A Pró Reitora de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Janaína Coser, que foi uma das coordenadoras do encontro fala a respeito.
A próxima etapa para viabilizar os testes moleculares será o angariamento de recursos financeiros. Duas propostas foram apresentadas: a primeira, para 6 mil testes, com orçamento para custeio das atividades em aproximadamente R$ 600 mil, e a segunda, para 2 mil testes, com orçamento em torno de R$ 260 mil, ambas incluindo contrapartidas da Unicruz. Os valores contemplam essencialmente EPIs e materiais de consumo necessários para a realização dos testes moleculares.
Através do teste molecular, é possível identificar a presença ou não do novo coronavírus em até 72 horas. Os procedimentos de coleta seguirão as orientações do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) e ficarão sob responsabilidade das secretarias de saúde dos municípios interessados e pertencentes ao Comaja, ressaltou a pró-reitora da Unicruz.
O cronograma estabelecido pelas propostas prevê o treinamento da equipe e o recebimento dos instrumentos necessários para a coleta durante o mês de maio e a rotina laboratorial prevista para início em junho.
FONTE E FOTO: ASCOM UNICRUZ