Quarta-feira, 25 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
23°
12°
15°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19

Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19
31.01.2022 07h48  /  Postado por: Roger Nicolini

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a utilização de autotestes de Covid-19 no Brasil nesta sexta-feira (28). A decisão da Diretoria Colegiada da agência acontece após análise de informações complementares enviadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com as regras vigentes da agência, o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas de notificação compulsória, como a Covid-19, só podem ser feitos caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A autorização permite a comercialização e uso dos exames no país.

Os exames, que podem ser feitos em casa, permitem realizar o acompanhamento das condições da doença. No entanto, os testes não são conclusivos para o diagnóstico segundo a Anvisa.  O Presidente da Sociedade Rio-grandense de Infectologia, Alessandro Pasqualotto fala a respeito das vantagens do autoteste.

Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, a testagem tem sido apontada por epidemiologistas como uma estratégia fundamental para o enfrentamento da doença. A partir do diagnóstico e do tratamento adequado dos pacientes, é possível orientar o distanciamento social e promover o rastreamento de outras pessoas que podem ter sido expostas à infecção. O presidente da sociedade de infectologia comentou sobre a possibilidade de a variante Ômicron ser o começo do fim da pandemia de covid-19.

Sobre a vacinação, o infectologista gaúcho disse que as pessoas só tem liberdade de poder circular normalmente devido à alta cobertura vacinal existente no Brasil.

FONTE: CNN BRASIL

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO