Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
15°
20°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Bandas do Sul
Ao Vivo: Bandas do Sul
Bom Dia Líder

Diocese de Cruz Alta suspende missas e demais atividades

Diocese de Cruz Alta suspende missas e demais atividades
18.03.2020 07h15  /  Postado por: Roger Nicolini

Com o objetivo de prevenir aos diocesanos com a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus, a Diocese de Cruz Alta suspende, por tempo indeterminado, algumas atividades eclesiais nas 555 comunidades de 31 paróquias que compõem a Diocese. A decisão foi tomada durante reunião da Equipe Diocesana de Pastoral – Edipa, realizada na manhã de terça-feira, 17/03.

De acordo com o Bispo Diocesano, Adelar Baruffi, estão suspensas, desde já, atividades como: festas patronais ou não, convivência nos salões paroquiais, catequese, cursos de formação, casamentos, batizados, retiros, grupos de oração e encontros pastorais.  A orientação é para que as celebrações de exéquias sejam somente com os familiares e que a celebração das confissões seja realizada diretamente com o padre da paróquia, sobretudo neste tempo quaresmal.

Segundo Dom Adelar, no caso das celebrações das missas, deve-se seguir o que pede cada secretaria municipal da saúde.

  1. a) Onde é possível haver missa, deve-se observar as determinações das autoridades sanitárias e que as pessoas permaneçam sentadas com dois metros de distância. Também se deve retirar a água benta da entrada da capela. O ministro cuide da higiene das mãos para utilização dos vasos litúrgicos e, o povo, receber a comunhão eucarística sempre na mão. Manter as igrejas abertas, limpas e bem ventiladas.
  2. b) Onde não é possível haver celebração eucarística com a assembleia, dependendo da realidade de cada paróquia, pode-se realizar transmissão da missa por rádio ou facebook, presidida pelo padre da paróquia e o auxílio de alguns fiéis. Deve-se manter sempre a igreja aberta para as pessoas rezarem. E estando liberadas, podem responder ao preceito dominical, nesta situação emergencial, acompanhando pelos meios de comunicação. Recordemos que, em Cristo, estamos unidos na comunhão espiritual.

Ouça a palavra do Bispo.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO