Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
12°
24°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Conexão Líder
Ao Vivo: Conexão Líder
Bom Dia Líder

Lara assume a presidência da Assembleia Gaúcha e diz que irá buscar recursos devidos pela União

Lara assume a presidência da Assembleia Gaúcha e diz que irá buscar recursos devidos pela União
01.02.2019 07h04  /  Postado por: Roger Nicolini

Depois de eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luis Augusto Lara (PTB) pontuou em seu discurso os objetivos de sua atuação à frente do Parlamento gaúcho. Na vertente administrativa, Lara dará prosseguimento à gestão compartilhada do Legislativo, e na orientação política buscará enfrentar a crise das finanças estaduais. Uma das primeiras ações de Lara, ainda em fevereiro, será junto ao Supremo Tribunal Federal para pleitear o cumprimento da sentença que determina o acerto de contas da União com o Rio Grande do Sul para o ressarcimento das perdas com a Lei Kandir.

O deputado se referia à sentença do STF que expirou em outubro do ano passado, determinando que o Tribunal de Contas da União faça os cálculos devidos ao estado em decorrência da Lei Kandir, uma vez que o Congresso Nacional não cumpriu os prazos para esse fim, conforme orientava a sentença. O assunto é prioridade da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), lembrou o novo presidente da Assembleia, e vem sendo tratado pelos seis legislativos estaduais que acumulam maior volume de recursos a receber em decorrência dessa lei.
O discurso não foi da tribuna, mas da mesa dos trabalhos no Plenário 20 de Setembro, num simbolismo de aproximação com os 55 deputados da 55ª Legislatura que se iniciou hoje. Lara destacou a expressiva renovação da Assembleia nas eleições de outubro passado, com 28 novos deputados que assumem os mandatos e outros 27 que estarão contribuindo com suas experiências.
Sobre a gestão compartilhada da Assembleia Legislativa, Lara explicou que suas ações estarão alinhadas pelo entendimento com os presidentes que o sucederão até o final da legislatura, em 2022: deputados Ernani Polo (PP), Gabriel Souza (MDB) e Valdeci Oliveira (PT). Ele resgatou os resultados financeiros das últimas décadas, decorrência da gestão compartilhada. Dos períodos de Sérgio Zambiasi (PTB), de 2001 a 2003, quando a Assembleia ocupava 2,46% do orçamento do estado, encontra-se hoje em 0,94%, evidenciando o compromisso com o enxugamento das despesas.
Aos cinco deputados que não votaram na chapa única que o elegeu presidente, informou que terão seu respeito, atenção e comprometimento na presidência. A chapa foi eleita com 49 votos favoráveis e cinco contrários, estes das bancadas do PSL e do PSOL.
Vamos ouvir parte do discurso de Luis Augusto Lara acompanhado pelo repórter Adriano Lima.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO