Quinta-feira, 26 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
19°
16°
16°C
Espumoso/RS
Chuvas esparsas
No ar: Café da Líder
Ao Vivo: Café da Líder
Bom Dia Líder

Espumoso está com a falta de testes para Covid-19

Espumoso está com a falta de testes para Covid-19
24.01.2022 07h46  /  Postado por: Roger Nicolini

Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostrou que o número de testes de Covid-19 feitos nas farmácias do país  bateu o recorde diário, com 86,3 mil exames realizados no dia 12 de janeiro.

A Anvisa debate os autotestes para Covid-19 em um momento que o país sofre com falta de testes devido ao avanço da  variante Ômicron do novo coronavírus, uma linhagem altamente transmissível. No Brasil, assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o  diagnóstico de covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames.

A secretária de Saúde e primeira-dama de Espumoso, Marileisa Valandro destaca que no município não é diferente

O teste de diagnóstico molecular (RT PCR) identifica a presença do material genético do vírus em amostras de secreção respiratória, colhidas no nariz ou garganta por meio de um cotonete longo e estéril, chamado de swab.

O processamento da amostra é feito em laboratórios especializados e o teste demora de 30 minutos a 4 horas para ser feito, de acordo com o método, se manual ou automatizado.

Normalmente, o resultado é entregue ao paciente em 24 horas. Porém, com o atual aumento da demanda no Brasil, a demora tem sido de até cinco dias. A recomendação é que a coleta do material seja feita entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. A questão também é de bom senso, relata a secretária Marileisa que lembra como uma pessoa que teve contato com outra que testou positivo deve proceder.

(Fonte da CNN, e da Agência Brasil)

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO