Espumoso está com a falta de testes para Covid-19
Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostrou que o número de testes de Covid-19 feitos nas farmácias do país bateu o recorde diário, com 86,3 mil exames realizados no dia 12 de janeiro.
A Anvisa debate os autotestes para Covid-19 em um momento que o país sofre com falta de testes devido ao avanço da variante Ômicron do novo coronavírus, uma linhagem altamente transmissível. No Brasil, assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico de covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames.
A secretária de Saúde e primeira-dama de Espumoso, Marileisa Valandro destaca que no município não é diferente
O teste de diagnóstico molecular (RT PCR) identifica a presença do material genético do vírus em amostras de secreção respiratória, colhidas no nariz ou garganta por meio de um cotonete longo e estéril, chamado de swab.
O processamento da amostra é feito em laboratórios especializados e o teste demora de 30 minutos a 4 horas para ser feito, de acordo com o método, se manual ou automatizado.
Normalmente, o resultado é entregue ao paciente em 24 horas. Porém, com o atual aumento da demanda no Brasil, a demora tem sido de até cinco dias. A recomendação é que a coleta do material seja feita entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. A questão também é de bom senso, relata a secretária Marileisa que lembra como uma pessoa que teve contato com outra que testou positivo deve proceder.
(Fonte da CNN, e da Agência Brasil)