Janeiro Branco: por que, mais do que nunca, devemos atentar no bem-estar emocional?
A campanha Janeiro Branco foi idealizada para o primeiro mês do ano a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço. Assim, o principal objetivo da campanha é discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções, a fim de estimular a conscientização da sociedade quanto à saúde mental e o bem-estar emocional. A meta dessa campanha é estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.
A psicóloga e colaboradora da Sicredi Espumoso RS/MG, Bruna Schroeder Ortiz salienta que a falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.
Para alguns, a pandemia com o isolamento e o trocar o trabalho no escritório pelo trabalho de casa também impactou muito as pessoas, afirma a psicóloga.
A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade. E isso, em caráter global, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas. Conforme a cartilha da OMS sobre depressão e outras desordens mentais comuns, há intrínseca associação entre essa doença e o desenvolvimento de problemas psíquicos mais graves. A psicóloga Bruna Schroeder Ortiz traça um panorama preocupante do Brasil e diz que as pessoas precisam cada vez mais se autoconhecer.
FONTE: HOSPITAL SANTA MÔNICA