Audiência Pública Regional dia 12 de janeiro em Espumoso debaterá problemas da estiagem
Na próxima quarta-feira, 12 de janeiro, a partir das 8h30min na Casa da Cultura de Espumoso uma audiência pública regional reunirá agricultores, entidades públicas, cooperativas, deputados e senadores para debater quais medidas podem ser tomadas diante do cenário de estiagem no município e região. Haverá relato sobre valores liberados para os produtores, fala acerca das áreas plantadas e germinadas com soja, levantamento da situação das lavouras na região pela Emater, reivindicação das entidades do campo e manifestação dos deputados das Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Assembleia Legislativa do Estado e da Comissão de Agricultura do Congresso Nacional. Ao final da manhã, lideranças e agricultores irão entregar uma pauta de reivindicações ao gerente do Banco do Brasil em Espumoso. O evento é aberto a produtores e entidades de toda a região que desejarem participar.
No último dia 29 de dezembro, os presentes já haviam se encontrado com o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, o gerente de insumos, Amarildo Provensi e o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza e discutido o assunto. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos Borges, Juliano Marion fala a respeito.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre, Alex Morgan, se disse preocupado com a baixa na produção de leite na região.
Em Espumoso, reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, a Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores, Acise, Secretaria da Agricultura, Cepasa e Cotriel foi apurada uma quebra de 60% nas lavouras de soja, 90% na cultura do milho e 30% na produtividade do leite, visto que a estiagem perdura há 70 dias e as chuvas tem sido esparsas, não resolvendo o problema das lavouras .Marcelo Orsolin presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espumoso fala dos problemas de falta de água no interior do município.
FONTE: ASCOM COTRIEL