Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CMDR estimam grandes prejuízos pela estiagem em Espumoso
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Espumoso- CMDR, representado pela Cotriel, Cepasa, Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater RS/ASCAR, reuniu-se na última semana com a Administração Municipal de Espumoso, para entregar solicitação ao prefeito Douglas Fontana, recomendando a decretação de Situação de Emergêcia em virtude dos prejuízos já causados pela estiagem nas culturas da soja, milho, bovinocultura do leite e corte e ainda grandes perdas nas culturas de subsistência. As perdas devido à estiagem no município de Espumoso-RS, foram estimadas até a presente data, em mais de R$ 38 milhões de reais.
O, pelo Presidente do CMDR e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marcelo Orsolin comenta.
O secretário do conselho de agricultura e chefe do escritório da Emater, Lauro Colle alertou ainda para a possibilidade da falta de sementes, tanto de milho como de soja, em áreas que necessitem replantio.
A redução do potencial produtivo em função da implantação do restante das áreas, não no período preferencial também pode causar grandes perdas na produtividade, afirma Marcelo.
ROGER NICOLINI E ASCOM SINDICATO