Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
39°
22°
36°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Prefeitura acompanha as obras e intensificará ações para reabrir aeroporto de Passo Fundo

Prefeitura acompanha as obras e intensificará ações para reabrir aeroporto de Passo Fundo
25.11.2021 22h20  /  Postado por: Roger Nicolini
Enquanto seguem em tramitação no Estado e na União das etapas processuais e técnicas a serem vencidas para a liberação da pista de pousos e decolagens no Aeroporto Lauro Kortz, a Prefeitura de Passo Fundo trabalha para que, a partir da retomada das operações aeroportuárias, o atual terminal de passageiros esteja em condições para receber o público. “A Prefeitura, embora não seja a responsável pela obra, pode ser parceira do Estado e garantir melhorias que possam beneficiar os passageiros e assegurar a qualidade dos serviços que serão prestados quando o local for reaberto”, comentou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.
 
Por isso, durante a tarde desta quarta-feira (24), Pedro determinou que os secretários municipais que compõem o Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Obras no Aeroporto, instalado recentemente pela Administração, visitassem o espaço com o objetivo de identificar as principais demandas de manutenção no terminal, que voltará a ser utilizado até que as obras do novo terminal sejam concluídas e entregues. “São ajustes importantes que vão permitir uma melhora no atendimento dos passageiros. Com a retomada dos voos e a perspectiva de que as companhias aéreas ampliem as linhas e as rotas, teremos em Passo Fundo o segundo maior aeroporto do Estado. É fundamental termos condições de atender com qualidade este público”, argumentou o prefeito.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, explicou que o Município já possui um termo de cooperação com o Estado em que estão previstas a realização de serviços como a limpeza e o monitoramento do Aeroporto, mas que é possível construir alternativas que possibilitem a manutenção desta área. “O Grupo de Trabalho criado pelo prefeito tem o objetivo de colocar a Prefeitura à disposição do que for necessário para que tenhamos, com a maior brevidade possível, a retomada dos voos e das operações no Aeroporto”, destacou ele.
 
A partir desta visita, os secretários de Obras, Rubens Astolfi; de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello; de Planejamento, Giezi Schneider; e o Procurador-Geral do Município, Adolfo de Freitas, construirão um relatório com as solicitações manifestadas pelo Departamento Aeroportuário do Estado (DAP/RS) para que as secretarias atendam as ações de pintura do terminal e da pista, melhoria dos banheiros, iluminação interna e a manutenção do espaço. O relatório com o planejamento e de viabilidade será apresentado ao prefeito nos próximos dias para ser validado.
 
Para o diretor do DAP/RS, Leandro Franco Taborda, que acompanhou a visita do Grupo de Trabalho, a parceria com a Prefeitura é importante tanto para garantir que a manutenção seja feita antes do início das operações no Aeroporto, quanto para reforçar a relevância do local para o desenvolvimento do município e de toda a região. “As obras no novo terminal estão em andamento e temos o compromisso dos órgãos federais de que há celeridade na análise das documentações e também nos processos de vistoria. É do interesse de todos os entes públicos a retomada das operações o mais breve possível. Termos este antigo terminal de passageiros em condições de receber os usuários assim que os voos forem autorizados é fundamental”, disse.
 
Taborda apontou ainda que estas ações de manutenção e revitalização do atual terminal de passageiros não fazem parte das exigências manifestadas pelos órgãos federais de controle da aviação civil para a liberação do Aeroporto. “Isso que estamos construindo é um adicional que, certamente, auxilia, mas não está diretamente vinculada ao processo de retomada dos voos”, resumiu.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Passo Fundo
Foto: Michel Sanderi

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.