Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
30°
15°
24°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

21ª Semana Estadual da Água visou chamar atenção sobre preservação deste recurso finito

21ª Semana Estadual da Água visou chamar atenção sobre preservação deste recurso finito
11.10.2021 07h36  /  Postado por: Roger Nicolini

Com o tema “Cuide da água. Preserve a vida.”, aconteceu de 1º a 09 de outubro a 28ª Semana Interamericana e a 21ª Semana Estadual da Água. Coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), têm o envolvimento de várias entidades, como a Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). As campanhas das Semanas promovem a reflexão sobre o contexto de respeito e consciência da importância de preservar e cuidar de um dos principais recursos para a vida no planeta, que é a água.

O extensionista da Emater, Gabriel Ludwig , conversou com nossa reportagem a respeito do assunto.

Em 2019, mais de 25,3 mil famílias, de 394 municípios gaúchos, receberam Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em práticas do Saneamento Básico Rural.  Deste número, 1.591 famílias foram beneficiadas com proteção de nascentes, destaca  Gabriel.

O trabalho da Emater/RS-Ascar vinculado à água tem abrangência múltipla e variada, com orientação às famílias sobre os cuidados no abastecimento, através de proteção de nascentes, a necessidade de manutenção da vegetação, mantendo as Áreas de Proteção Permanente (APPs), e os cuidados com as legislações ambientais, que interferem diretamente na qualidade da água disponível nas propriedades e nas comunidades. O cuidado com o solo também beneficia a qualidade da água, pois serve como esponja, permitindo a infiltração da água até o lençol freático, abastecendo rios e riachos. Orientações em relação ao tratamento e destinação adequada de esgotos cloacais, águas cinzas, dejetos produtivos e a disposição adequada do lixo, também fazem parte das ações relacionadas aos cuidados com a água, finaliza o extensionista.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.