Novo Ensino Médio começa para valer em 2022
O novo Ensino Médio vai ser implementado de forma gradual a partir do ano que vem, focando na formação do aluno e no desenvolvimento de competências e habilidades.
As disciplinas ficarão integradas em quatro áreas do conhecimento, sendo assim, o aluno poderá escolher itinerários formativos conforme áreas de seu interesse e projetos de vida e carreira.
A assessora pedagógica da 25ª CRE, Berenice Berticelli, começa falando da implantação gradual do novo ensino médio na região.
As mudanças no Ensino Médio vão ocorrer no 1°, 2° e 3° ano dessa etapa escolar. Isso irá provocar um verdadeiro desafio para as escolas públicas e particulares que terão de implementar diretrizes curriculares nacionais. A carga horária irá mudar para 1.800 horas, com o aluno passando mais tempo na instituição. Nas 4 áreas do conhecimento, o aluno terá acesso: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas flexíveis que ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional, destaca a assessora da 25ª CRE.
Sobre a possibilidade do Novo Ensino Médio ser integral nos 18 municípios da Coordenadoria de Educação de Soledade, Berenice encerra dizendo o seguinte.
Berenice Berticéli encerra destacando que 2022 é o ano de implantação definitiva do Novo Ensino Médio.