Cotriel lidera adesões à Plataforma SmartCoop
Lançada em abril, após mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, coordenada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro), a plataforma tem um potencial de atingir 173 mil produtores associados de Cooperativas do Rio Grande do Sul. E na última semana, o gerente da plataforma, Raí Schwalbert, informou que a Cotriel lidera o número de adesões à SmartCoop entre as 30 cooperativas do projeto.
O assessor de grãos e fomento da Cotriel, Cristiano Corazza, que participou desde a concepção da SmartCoop destacou que a tecnologia é fundamental para o produtor e a precisão também tem de chegar em se ter um detalhamento de outras áreas além da lavoura.
Uma das mais ferramentas mais utilizadas até o momento na SmartCoop se refere à previsão do tempo. Outa ferramenta que o associado que baixar o aplicativo e usar a plataforma tem a possibilidade de utilizar refere-se à possibilidade de acessar imagens de satélites que mostram variabilidade detalhada da massa verde em cada talhão, podendo, juntamente com seu consultor técnico diagnosticar e tomar as decisões mais assertivas para cada situação, destaca.
Para utilizar a SmartCoop, o associado, após baixar na loja de aplicativos do seu celular ou acessá-la via internet, tem de cadastrá-la junto à Unidade que o assiste. A habilitação tem de ser feita com um Técnico ou Agrônomo, a fim de confirmar informações de forma a utilizar a ferramenta de forma mais precisa.
Plataforma SmartCoop pode ser baixada pelos associados da Cotriel
Qualquer associado e associada da Cotriel pode baixar a Plataforma SmartCoop, basta apenas, contatar sua unidade mais próxima para realizar as habilitações necessárias. Ainda destacamos que nossas equipes técnicas estarão no campo dando o suporte necessário para que nosso associado tenha a melhor experiência possível e que possa entender as funcionalidades da plataforma e usá-las de forma a suprir suas necessidades na propriedade.
– Funciona como uma ferramenta gerencial para o produtor, um local seguro e confiável onde ele poderá usufruir de tecnologias para a sua propriedade, seu cultivos e manejos.
– Permite a programação e o agendamento de manejos, emitindo alertas quando a data programada se aproxima.
– O sistema oferece ao produtor a previsão meteorológica por talhão, permitindo decisões individualizadas, e, consequentemente, manejos mais assertivos.
– A Smartcoop possui ferramentas de inteligência que alertam o produtor sobre a melhor decisão a tomar porque cruza dados de previsão do tempo, condições sanitárias da produção e cultivos de cada talhão.
– Oferece informações relacionadas às condições dos cultivos, por meio do monitoramento das lavouras via imagens de satélite. Com isso, o agricultor pode conferir no celular as alterações na saúde dos seus cultivos, mudanças no vigor das plantas ou problemas pontuais que estão acometendo os talhões.
– Permite que os produtores reportem e armazenem dados relacionados a pragas, doenças, plantas daninhas dentre outros problemas.
– Estabelece um ranking anônimo de produtividade, onde o produtor pode verificar o seu desempenho frente aos demais cooperados;
– Funciona em modo on-line e off-line. Ou seja, quando o produtor está em área sem sinal de internet, o sistema armazena os dados para envio assim que ele estiver conectado novamente.
– A SmartCoop oferece assistência técnica na palma da mão. Os mais de mil técnicos do sistema cooperativo podem interagir com os produtores pela plataforma, realizando o monitoramento e informando a presença de problemas (pragas, doenças, por exemplo) e auxiliando o produtor a tomar a melhor decisão.
– A plataforma usa ferramentas de inteligência e gera indicadores estatísticos que ajudarão o produtor a entender a fundo a eficiência dos seus manejos, seus gargalos de produtividade, contribuindo para uma gestão com mais lucratividade.
FONTE E FOTO: ASCOM COTRIEL
FOTO: JARDINE COMUNICAÇÃO