Gordofobia e desinformação são entraves para vacinação contra a Covid-19
Apesar de a vacinação de obesos ser um direito, o preconceito tem impedido muitas pessoas de tomar a dose contra a covid-19.
A obesidade mórbida é considerada pelo Ministério da Saúde uma comorbidade. Ou seja, essas pessoas tem mais chance de desenvolver um quadro grave caso contraiam o coronavírus.
Os trabalhos que foram feitos demonstraram que as pessoas com obesidade têm maior tendência a desenvolver sinais e sintomas mais graves e tem mais dificuldade de se recuperar. Ainda assim, os relatos mostram a dificuldade pra conseguir um laudo que ateste essa condição, explicou o endocrinologista Gustavo Calestini em entrevista à nossa reportagem.
Apesar dos relatos de dificuldade de acesso aos laudos, atestar a obesidade mórbida não é um processo difícil. Basta usar uma fórmula matemática: peso, dividido pela altura ao quadrado. O resultado mostra o Índice de Massa Corpórea (IMC). Pessoas com esse índice acima de 40 estão na lista de comorbidades e têm direito a integrar os grupos prioritários de vacinação, lembra o médico.
O endocrinologista encerra dizendo que a obesidade precisa ser encarada como doença.