Aumento de casos de Covid-19 faz prefeito de Lagoa dos Três Cantos reeditar decreto
Com pouco mais de 1.600 habitantes, Lagoa dos Três Cantos tem visto os casos de Covid-19 aumentar significativamente nos últimos 15 dias. Neste período, o município registou o primeiro óbito em decorrência da doença e computou diariamente de cinco a seis novos casos.
Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Sérgio Lasch concedeu entrevista para a Rádio Diário AM 780 e declarou que na sexta-feira (12) o número de pessoas em isolamento e o de casos ativos representavam 9% da população. “É um índice muito alto para um município tão pequeno. Estamos prestando todo o atendimento à população, orientação a comunidade sobre os cuidados, mas infelizmente o número de casos vem aumentando”, destacou ele, confirmando que vários jovens precisaram de internação e de respirador.
“Quando as internações começaram, a pessoa mais idosa do município que estava em hospital tinha 37 anos. Alguns precisaram de respirador. Agora temos pessoas mais idosas internadas. É algo que nos preocupa bastante porque parece que as pessoas deixaram de acreditar no perigo do vírus”, lamentou.
Diante deste cenário, Lasch resolveu endurecer o decreto municipal com as medidas de segurança sanitária. O novo documento proíbe a visitação e a permanência na Praça da Lagoa, ponto turístico do município que atraía centenas de visitantes da região. Também foram limitados os atendimentos no comércio, com o atendimento de uma pessoa por vez, e a proibição de reuniões, mesmo aquelas que já estavam agendadas.
O chefe do Executivo Municipal também citou que as autoridades sanitárias locais não conseguiram identificar a origem das contaminações.
Quanto à vacinação, o prefeito informou que toda equipe da saúde foi imunizada com a primeira dose e alguns já tiveram acesso a segunda. Idosos com 83 anos ou mais também.
Vice-prefeito internado
Na noite de sexta-feira (12), o vice-prefeito Acildo Francisco Hartmann, o Frantz, foi internado na CTI Covid do Hospital São Sebastião, de Espumoso. Ele e a família já estavam em isolamento desde o início da semana passada. Até a publicação desta notícia, o estado de saúde de Frantz ainda inspirava cuidados, mas vinha respondendo bem ao tratamento.
Fonte: Jornal Diário da Manhã
Foto: Divulgação | Anderson da Silveira