Mais uma usina que tem a participação da Coprel entra em operação

O cooperativismo gaúcho celebrou, na sexta-feira (29/01), a autorização para mais um empreendimento de geração de energia gerar energia limpa e renovável. A ANEEL publicou no Diário Oficial da União a liberação da operação comercial da PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, empreendimento construído por três cooperativas (Coprel, de Ibirubá; Ceriluz, de Ijuí; e Creral, de Erechim), em conjunto com a empresa Erechim Energia.
Com a autorização da agência reguladora, a PCH pode disponibilizar a energia gerada no sistema integrado nacional (SIN). A PCH Forquilha IV, de titularidade da Central Geradora Hidrelétrica Forquilha Ltda., localizada nos municípios de Machadinho/RS e Maximiliano de Almeida/RS, conta com 13 MW de capacidade instalada em três unidades geradoras. A operação e manutenção da usina é realizada pela Coprel Serviços. Leonardo Starllick, engenheiro eletricista e orientador da área de planejamento e engenharia da Coprel fala a respeito.
A usina foi concluída antes do prazo inicialmente previsto. A Coprel tem 20% de participação na Central Geradora Hidrelétrica Forquilha Ltda., e é a responsável pelos serviços de Operação e Manutenção deste importante empreendimento. Com a entrada em operação da PCH Forquilha IV, chegamos a 12 usinas gerenciadas pela Coprel Serviços.VA energia que será produzida pela PCH Forquilha IV a partir de 2023 já está comercializada através do leilão A-6, realizado em 2017. No período de 2 anos (2021 e 2022), a energia será comercializada no chamado “mercado livre” do setor elétrico, explica Leonardo.
A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli é a quinta PCH em que a Coprel possui participação acionária, gerando renda para aplicar em novos projetos de geração limpa e renovável, além de programas sociais em benefício dos cooperantes.
FONTE E FOTO: ASCOM COPREL