Ciência da Computação nas escolas? Conheça a importância e os desafios
Diversas escolas já estão oferecendo a disciplina na Educação Básica. Além de desenvolver diversas competências e habilidades (Soft Skills), a disciplina é imprescindível para a formação dos profissionais do futuro
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) engloba diversas competências possíveis de se encontrar no ensino de Ciência da Computação. Aprender a disciplina logo cedo desenvolve habilidades como pensamento lógico, computacional e sistêmico, forma de pensar totalmente aguçada, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e resolução de problemas e ajuda a elevar a criatividade e autoestima, além, é claro, do domínio da tecnologia propriamente dito. Imprescindível para a formação dos profissionais do futuro, o conhecimento em Ciência da Computação pode ser aplicado em diversas áreas e profissões como medicina, biologia, segurança e administração e não necessariamente somente em Tecnologia da Informação, explica Marco Giroto, fundador da CS Plus, startup com sede global nos Estados Unidos e que traz ao mercado brasileiro uma plataforma e um sistema de ensino único e completo na área de Ciência da Computação para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
Segundo a pesquisa, até 2026, 54% dos empregos formais do país poderão ser ocupados por robôs e programas de computador. A porcentagem representa cerca de 30 milhões de vagas. O trabalho, desenvolvido ao longo de 2018, avaliou uma lista de 2.602 profissões brasileiras. Muitos empregos deixarão de existir e serão substituídos por máquinas e estaremos conectados 100% à internet e tecnologias como Inteligência Artificial, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, robôs e drones, explica ele que não acredita em uma mudança radical no ensino via internet do Brasil em menos de cinco anos.
Para saber mais sobre a CS Plus, acesse https://cs.plus/ .