Alta do milho vai acarretar em aumento de preço da carne de frango e ovos
O alerta é do presidente do Conselho da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.
Os preços da carne de frango e ovos vem sendo alterados por consequência do aumento dos preços milho e farelo de soja, principais componentes da ração das aves.
Além da alta valorização, as exportações crescentes dos grãos interferem na cotação dos mesmos no mercado interno. Os preços dos produtos avícolas antes de chegar ao varejo, oscilam na faixa de R$ 6,60 o kg da carne de frango e em torno de R$ 4,00 a dúzia de ovos, patamares que colocam o setor em situação de desiquilíbrio, quando avalia-se o peso do custo de produção e o valor de venda destes alimentos. No que se refere aos produtos avícolas, nos últimos 12 meses o ovo registra evolução na faixa de 24,1% a dúzia e a carne de frango 24%, muito abaixo da valorização dos grãos.
Aliado a todo este problema de aumento de custos, ainda recai sobre o setor os investimentos elevadíssimos para atender as adequações na plataforma industrial, visando adoção dos protocolos de saúde e prevenção e outras exigências dos órgãos de fiscalização do ambiente laboral em relação a pandemia. Turra explica.
Turra diz ainda que os frangos especiais produzidos para as Festas de Natal também serão impactados.