Escolas infantis de Espumoso não retornam dia 08 de setembro afirma secretária de educação
O Governo do Estado apresentou para a Famurs um novo calendário de retorno gradual das aulas presenciais . Conforme a proposta, a retomada ocorrerá pela Educação Infantil a partir do dia 8 de setembro, seguido do Ensino Superior e Médio, Ensino Fundamental anos finais e, depois, anos iniciais.
O retorno será facultativo. Desta forma, será retirada a proibição de funcionamento por parte do governo estadual, mas a decisão caberá aos municípios, as escolas e aos pais, nesta ordem.
A secretária de educação de Espumoso, Simonara Copini Pastório justifica que não é viável retornar às atividades neste momento e destaca que não é plano do município voltar as aulas presenciais na educação infantil, de responsabilidade do município, conforme quer o governo, no dia 08 de setembro.
No dia 15 de setembro, o município deve fazer uma reunião com diretores e coordenadores, bem como com o Conselho Municipal de Educação, para definir um cronograma de volta das aulas, que se a pandemia tiver uma redução nos casos de covid-19 pode ter volta às aulas no mês de outubro.
A reportagem é de Nereu de Oliveira.
Para a Famurs, que é contra o retorno das aulas, o estudo apresentado pelo Executivo não levou em consideração o estágio da pandemia no estado, na comparação com outros estados brasileiros e países, e não considerou um programa efetivo de testagem.
“O Estado, que deveria ser o primeiro a nos dar segurança, só vai retornar daqui a 45 dias. Nós, municípios, teremos que fazer o experimento, o teste e correr o risco de ter alunos contaminados, enquanto o Estado espera e, se tudo der certo, voltar em 45 dias. Mais uma vez a responsabilidade fica com os prefeitos e prefeitas” reprovou o presidente da federação, Maneco Hassen.
Calendário de retorno
Educação infantil: 8 de setembro
Ensino Superior e Médio: 21 de setembro (no entanto, a rede estadual retorna apenas em 13 de outubro)
Ensino Fundamental – anos finais: 28 de outubro
Ensino Fundamental – anos iniciais: 12 de novembro
O calendário irá valer apenas para as regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja ou que estiverem há pelo menos duas semanas nas bandeiras amarela e laranja.
Fonte e foto: Ascom Governo RS