Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
37°
16°
30°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Escolas infantis de Espumoso não retornam dia 08 de setembro afirma secretária de educação

Escolas infantis de Espumoso não retornam dia 08 de setembro afirma secretária de educação
03.09.2020 07h30  /  Postado por: Roger Nicolini

O Governo do Estado apresentou para a Famurs um novo calendário de retorno gradual das aulas presenciais . Conforme a proposta, a retomada ocorrerá pela Educação Infantil a partir do dia 8 de setembro, seguido do Ensino Superior e Médio, Ensino Fundamental anos finais e, depois, anos iniciais.

O retorno será facultativo. Desta forma, será retirada a proibição de funcionamento por parte do governo estadual, mas a decisão caberá aos municípios, as escolas e aos pais, nesta ordem.

A secretária de educação de Espumoso, Simonara Copini Pastório  justifica que não é viável retornar às atividades neste momento e destaca que não é plano do município voltar as aulas presenciais na educação infantil, de responsabilidade do município, conforme quer o governo, no dia  08 de setembro.

No dia 15 de setembro, o município deve fazer uma reunião com diretores e coordenadores, bem como com o Conselho Municipal de Educação, para definir um cronograma de volta das aulas, que se a pandemia tiver uma redução nos casos de covid-19 pode ter volta às aulas no mês de outubro.

A reportagem é  de Nereu de Oliveira.

Para a Famurs, que é contra o retorno das aulas, o estudo apresentado pelo Executivo não levou em consideração o estágio da pandemia no estado, na comparação com outros estados brasileiros e países, e não considerou um programa efetivo de testagem.

“O Estado, que deveria ser o primeiro a nos dar segurança, só vai retornar daqui a 45 dias. Nós, municípios, teremos que fazer o experimento, o teste e correr o risco de ter alunos contaminados, enquanto o Estado espera e, se tudo der certo, voltar em 45 dias. Mais uma vez a responsabilidade fica com os prefeitos e prefeitas” reprovou o presidente da federação, Maneco Hassen.

Calendário de retorno

Educação infantil: 8 de setembro

Ensino Superior e Médio: 21 de setembro (no entanto, a rede estadual retorna apenas em 13 de outubro)

Ensino Fundamental – anos finais: 28 de outubro

Ensino Fundamental – anos iniciais: 12 de novembro

O calendário irá valer apenas para as regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja ou que estiverem há pelo menos duas semanas nas bandeiras amarela e laranja.

Fonte e foto: Ascom Governo RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO