Semana Mundial de Aleitamento Materno vai até 7 de agosto
Neste ano, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Apoie a amamentação por um planeta saudável”, trazendo a amamentação para o contexto da sustentabilidade.
O mês recebeu este nome em homenagem ao aleitamento materno por ser considerado o alimento “padrão ouro”: tem todos os nutrientes e transfere toda a imunidade de que o bebê precisa. O leite materno deve ser o único alimento dos bebês até completarem seis meses de vida e é recomendado até os dois anos de idade.
De acordo com a Pediatra Lilian Moreira, a amamentação, tem inúmeros benefícios, sendo inimitável, uma vez que provém o recém nascido de tudo que ele precisa.
Entre os benefícios da amamentação para a mãe, a pediatra lembra que este momento faz bem para elas pois produz uma substância que proporciona sensação de prazer e tranquilidade neste momento que a mulher recém deu à luz a uma nova vida.
A médica ressalta a proteção para a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além da redução do risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta, ou seja, o bebê recebe de volta todos os anticorpos produzidos pela mãe durante a gravidez.
A pediatra alerta que não há qualquer contraindicação da amamentação durante a pandemia da Covid-19, mesmo se a mãe tiver confirmação da doença. Neste caso, o Ministério da Saúde recomenda a higienização das mãos e uso de máscara pela mãe durante o processo.
FONTE E FOTO: ASCOM GOVERNO RS