Famurs e entidades lançam cartilha de compras públicas da agricultura familiar
Diante do cenário causado pela estiagem e pela pandemia de Covid-19, a Famurs, em conjunto com entidades representativas e cooperativas de produtores rurais do estado, elaborou uma cartilha que trata sobre compras públicas da agricultura familiar. O objetivo do material é valorizar o agricultor familiar e a economia local como ferramenta de trabalho e progresso, além de aproximar os municípios das entidades e produtores.
Segundo o Presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, a cartilha tem o intuito de contribuir com conhecimento a respeito das políticas públicas para compra de alimentos destinados ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “É possível consultar no material quais alimentos processados ou in natura estão disponíveis para comercialização. Para saber de quem e como comprar, foi disponibilizado o contato das entidades para busca de produtos e fornecedores do município ou região”, destaca Maneco Hassen.
Conforme apresentado na cartilha, somente no RS, existem mais de 100 cooperativas da agricultura familiar que vinculam milhares de agricultores. Com este número, é possível atender plenamente a comercialização institucional em todos os municípios gaúchos.
Também participaram da elaboração da cartilha a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fretaf-RS), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-RS), a Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
Maneco conversou com a repórter Luzia Camargo.
Clique aqui e acesse a cartilha “Compras Públicas da Agricultura Familiar”.
FONTE E FOTO: ASCOM FAMURS