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RGE explica contas de luz mais altas por não ter feito leituras presenciais  

RGE explica contas de luz mais altas por não ter feito leituras presenciais  
25.06.2020 07h32  /  Postado por: Roger Nicolini

Reclamações de clientes de várias partes do Estado aos órgãos de defesa do consumidor  questionam o alto valor das contas de luz da Rio Grande Energia – RGE. A concessionária de energia, seguindo resolução editada em março pela ANEEL autorizava o faturamento do consumo dos últimos 12 meses para embasar a conta, ao invés de realizar a leitura presencial.

Como alternativa para evitar faturamentos por estimativa, também foi permitido aos clientes a possibilidade da autoleitura (o próprio cliente informava leitura por meio dos canais de atendimento da distribuidora). Ambas as opções foram divulgadas pela empresa nos canais de comunicação próprio.

O gerente de relacionamento com o público da RGE, Fábio Calvo em entrevista à nossa reportagem comenta que nunca foi intenção da empresa em proceder esta forma, uma vez que seguiu determinações da ANEEL e entre 6 e 14 de abril ficou impossibilitada de fazer a leitura por decisão liminar da Justiça do Trabalho.

A RGE ressalta que o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado e que as faturas emitidas em maio para os clientes estão considerando a leitura real, feita em campo, compensando assim eventuais diferenças no valor da fatura, sejam a maior ou a menor”. Não é necessária nenhuma ação dos clientes, a compensação acontece de forma automática pela RGE. O gerente falou do esforço da empresa em  mesmo em momento de pandemia seguir com a leitura presencial das contas.

Por fim, o representante da RGE comenta acerca do reajuste das contas de luz superiores a 5% que entram em vigor no próximo dia 1º de julho de 5,22% para consumidores residenciais, 6,24% para consumidores industriais.. Ele justifica a elevação do preço, mesmo em tempos de pandemia, pela determinação da ANEEL e devido aos preços internacionais

 

FONTE: JORNAL A HORA

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