Embrapa produz documento com dicas de prevenção à Covid-19 para produtores do Sul
O texto apresenta a caracterização de pandemia, diferença de terminologias, sintomas e formas de transmissão. Também faz recomendações específicas, como informações sobre a possibilidade ou não de transmissão da doença pelos animais, riscos de contaminação no meio rural e intensidade da doença em climas mais frios.
“A agricultura segue seu próprio ciclo e, se o trabalho não for feito no momento em que a natureza o dita, não haverá safra por um ano inteiro. A pecuária, então, depende dos cuidados diários com os animais, sobre os quais o homem do campo tem responsabilidade enorme. Assim, já que não é possível parar, é preciso continuar a produzir, mas cercando-se de cuidados que ajudarão a evitar contrair e disseminar a Covid-19”, destaca Emanuelle Baldo Gaspar, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e uma das autoras do comunicado.
O analista da Embrapa Pecuária Sul e coautor do documento, Robert Domingues, detalha as principais orientações feitas aos produtores rurais para ajudar a evitar o contágio e a disseminação do coronavírus.
Ele ressaltou que é preciso evitar contatos com as pessoas.
Robert também comentou acerca dos cuidados que se tem de ter ao transitar entre a cidade e o interior.