Entidades debatem com governo do RS Subsídios do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho
Para tratar do Troca-Troca de sementes, na tarde desta segunda-feira (11), a FETAG-RS, representada pelo presidente Carlos Joel da Silva, participou de uma videoconferência agendada pelo deputado Elton Weber, com o secretário-chefe da Casa Civil Otomar Vivian e com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. O tema tratado foi programa Troca-Troca de Sementes de milho.
Considerando o cenário a cada dia mais complicado em virtude da estiagem e do Coronavírus, a FETAG-RS solicitou ao Governo do Estado apoio aos agricultores familiares que aderiram ao Troca-Troca na última safra.
O programa oferece ao agricultor um subsídio no valor de 28% do valor total das sementes adquiridas, que são pagos pelo Governo do Estado. Os outros 72% ficam a cargo de cada agricultor. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, avalia o encontro.
A FETAG-RS e os deputados solicitaram que o governo estadual assuma o restante do valor devido, que totalizaria cerca de R$17 milhões. Como encaminhamento, os secretários se comprometeram a fazer a análise junto a Secretaria Estadual da Fazenda , para que se possa dar um retorno imediato para a FETAG-RS e para os deputados solicitantes. Para o presidente da FETAG a atual gestão possa estender a mão aos agricultores, que também estão sendo prejudicados elos efeitos do coronavírus na economia.
Por fim, o presidente da FETAG pede bom senso no que tange interdição de atividades econômicas, pois uma loja de um bem durável e uma empresa de animais tem as suas especificidades.
FONTE E FOTO: ASCOM FETAG