Covid-19: governo do RS segue com medidas preventivas rígidas nos frigoríficos

Após o registro de focos do novo coronavírus em pelo menos 10 frigoríficos do Rio Grande do Sul, o governo do estado estabeleceu medidas preventivas à transmissão da doença para todos os setores da indústria.
Entre as recomendações previstas estão reforço na higiene dos ambientes, escalas entre funcionários, distribuição e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras normas gerais e específicas para a produção industrial.
Assim como aconteceu com o decreto estadual que define o isolamento social, essas diretrizes podem vir a mudar no futuro, em função de parâmetros de saúde em cada região, como o aumento no número de casos e a lotação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
A médica veterinária espumosense que trabalha na fiscalização de plantas na região, Cássia Vilarinho comenta que na região estas regras já existem há muito tempo.
As determinações da portaria são aplicadas tanto a trabalhadores com vínculo direto quanto aos terceirizados que exercem atividades dentro das indústrias. A veterinária que atua junto ao Frigorífico da Cotriel e em algumas outras plantas destacou o que mudou na realidade da região.
Sobre o uso de máscaras, Cássia Villarinho reforça que esta utilização é fundamental, bem como o distanciamento entre os trabalhadores e higienização. Ela ressalta que é fundamental que as decisões sejam tomadas com bases científicas .
Fonte: Ascom Governo RS e Canal Rural