Sem casos de coronavírus, Campos Borges pede atenção quanto ao aumento do contágio
Os critérios elencados pelas autoridades sobre o isolamento social tem embasamento e servem para reduzir a intensidade de infecções, que devem aumentar a partir de agora. O controle epidemiológico da pandemia envolve ainda mais do que medidas individuais de higienização, como passar álcool gel nas mãos, que também são consideradas essenciais.
Nesse momento, as ações coletivas são ainda mais importantes. É através do isolamento que as autoridades de saúde podem rastrear a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios, como destaca o secretário de saúde e assistência social de Campos Borges, Lauro Tasch, que pede que as pessoas fiquem em casa, pois a proporção de contágio por ele explicada pode sobrecarregar o sistema de saúde local.
Como centro de saúde regional, Passo Fundo, que é a segunda cidade com mais casos de covid-19 no Estado, é muito procurada. O secretário de saúde de Campos Borges enfatiza os cuidados com os pacientes que realmente precisam se deslocar à cidade que concentra a maioria dos hospitais de alta complexidade da região.
Por fim Lauro Tasch se diz satisfeito com a procura pela vacina contra a gripe H1N1, enfatizando as próximas fases da imunização.