Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
28°
15°
26°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Voz do Brasil
Ao Vivo: Voz do Brasil
Bom Dia Líder

Coprel intensifica geração de energia em parceria com outras cooperativas do setor

Coprel intensifica geração de energia em parceria com outras cooperativas do setor
25.01.2020 06h42  /  Postado por: Roger Nicolini

A Coprel iniciou os investimentos na área de geração de energia no início da década de 1990, aproveitando todo o conhecimento e experiência na distribuição de energia para prospectar novas alternativas de negócios com a geração.

Assim, a cooperativa realizou um levantamento de potencial hídrico de toda a região, que resultou na implantação das primeiras usinas: Pinheirinho (0,88MW), em Ibirubá; Usina do Posto (0,8MW), em Lagoa Vermelha; e Usina Cotovelo do Jacuí (3,34MW), em Victor Graeff.

Mais tarde, junto ao Rio Ivaí, entre os municípios de Salto do Jacuí e Júlio de Castilhos, foram identificadas áreas com grande potencial de geração hídrica. No entanto, estes projetos eram desafiadores: contemplavam dois empreendimentos que, juntos, superavam em quase 10 vezes o potencial de geração da maior usina própria da Coprel, a PCH Cotovelo do Jacuí. Assim, de forma conjunta entre a Coprel e outros empreendedores, foram construídas as Usinas PCH Ernesto Jorge Dreher e PCH Henrique Kotzian, seguindo o modelo da intercooperação desde a elaboração dos projetos iniciais, passando pela busca de recursos financeiros, até a posterior operação e manutenção técnica e financeira das usinas.

O modelo de gestão cooperativa, que já fazia parte da cultura Copreliana, foi compartilhado entre todos os empreendedores e investidores das usinas. E serviu como experiência positiva que motivou o ingresso da Coprel em mais investimentos de geração de energia em conjunto com outras cooperativas, como por exemplo, a Usina Cazuza Ferreira (9,10MW), em São Francisco de Paula, onde a Coprel tem 38% de participação, além de outros projetos de geração que estão em distintas fases.

As PCHs Dreher e Kotzian, juntas, geram energia para atender a mais de 70 mil famílias. Localizada em Salto do Jacuí, a PCH Dreher tem potência instalada de 17,7MW, já a PCH Kotzian, instalada em Júlio de Castilhos, gera 13MW de energia. Nestes empreendimentos, a participação da Coprel é de 27%.

As usinas Dreher e Kotzian geram resultado econômico para os municípios onde estão instaladas, através dos impostos pagos pela atividade. Para a Coprel, o resultado é investido em novos projetos de geração e nos programas sociais da cooperativa, como o Programa Auxílio Pecúlio e o Fundo Mais Energia. Além do resultado econômico, as duas usinas seguem sua operação com total compromisso ambiental, sendo certificadas pela geração de créditos de carbono pela VCS (Verified Carbon Standard) e no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), garantindo o selo de energia 100% limpa.  Programas ambientais, atividades de reflorestamento, e práticas como a retirada de resíduos dos rios pelas grades das usinas, também são exemplos do ganho ambiental proporcionado pelas Pequenas Centrais Hidrelétricas.

A Coprel segue investindo em projetos de intercooperação na área de geração de energia, com outras cooperativas e empreendedores, como nas Usinas Dreher e Kotzian para aliar desenvolvimento econômico com a responsabilidade socioambiental.

O engenheiro e facilitador da unidade de geração da Coprel, Marcos Eidt, comenta.

Fonte e foto: Ascom Coprel

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO