IFRS Campus Ibirubá inaugura prédio da Engenharia Mecânica
Depois de cinco anos de obras, entre paralisações e incertezas, as obras do novo prédio do IFRS Campus Ibirubá, que abrigará os laboratórios dos cursos de Mecânica, chegaram na fase de conclusão. O prédio de mais de 3 mil m² teve um investimento superior a R$ 5 milhões. Em seus mais de 3 mil metros quadrados, o prédio abriga salas de aula e laboratórios de mecânica, eletrotécnica e física, sala de professores e banheiros. Há total acessibilidade: elevador, piso tátil, portas com metragem correta, corredores largos e amplos e banheiros, conforme as NBRs.
O primeiro pavimento comporta os laboratórios, para onde foram alocados equipamentos como tornos, máquinas de solda e o CNC (Centro de Usinagem), que pesa mais de 3 toneladas. O prédio ainda conta com um sistema de combate a incêndio predial
Em 2019, o Campus Ibirubá completa dez anos de sua federalização. Criado a partir da federalização da Escola Técnica Alto Jacuí (ETAJ) como uma extensão do Campus IFRS Sertão, o IFRS Ibirubá obteve a portaria de Campus em 2013.
Em uma área de 101 hectares, as instalações oferecem cursos técnicos integrados (manhã e tarde), cursos técnicos subsequentes (noite), cursos superiores e uma pós graduação. Atualmente, o IF possui cerca de 1.100 alunos e mais de 110 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, além dos funcionários terceirizados.
O repórter Roger Nicolini conversou com o reitor do IFRS, Julio Xandro Rech, a diretora de ensino, Sandra Peringer e a diretora-geral, Migacir Flores.
Fonte: Jornal Visão Regional