Cruz Alta poderá ganhar mais de 12 mil habitantes se projeto federal for aprovado
O projeto do governo federal que pretende extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes que tem dificuldades de gerar recursos pode mudar o futuro de Cruz Alta, que pode ter adicionado no mínimo mais 12,5 mil habitantes em sua população em 2025.
De acordo com o projeto a proposta determina que localidades com população inferior a 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total serão incorporadas por vizinhos a partir de 2025. O texto foi detalhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e integrantes de sua equipe.
Atualmente, Pejuçara com 3.874, Boa Vista do Cadeado com 2.470, Boa Vista do Incra com 2.103 e Fortaleza dos Valos com 4.320 podem voltar a ser distritos de Cruz Alta, ainda há possibilidade de outros municípios integrarem a terra de Érico Veríssimo, como é o caso de 15 de Novembro, que pode ser reintegrado a Cruz Alta ou a Ibirubá.
A medida poderia resultar em um incremento de 8,8 mil habitantes em Cachoeira do Sul: 4,6 mil de Cerro Branco e 4,2 mil de Novo Cabrais. Ou seja, superaria a marca de 90 mil residentes no Município com o território ampliado, abrangendo as populações dos ainda vizinhos.
Fonte: Noroeste On Line e Jornal O Correio