MP do Agro vai modernizar o sistema de crédito agrícola do país
Editada para modernizar o sistema de crédito agrícola brasileiro, a Medida Provisória (MP) do Agro pretende ampliar o acesso a financiamentos e a captação de recursos estrangeiros. Publicados no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2), 48 artigos trazem mudanças que o setor produtivo estava buscando há anos.
Entre as medidas está a criação do Fundo de Aval Fraterno (FAF), que permitirá a associação de dois até 10 produtores para criação de garantia coletiva. A aposta é de que o mecanismo ofereça segurança ao sistema financeiro – possibilitando o pagamento de dívidas executadas.
Com a MP, o governo quer estimular que outros agentes financeiros, além dos bancos, também possam financiar a produção agrícola.
Outra mudança é em relação à Cédula do Produtor Rural (CPR) e os títulos do agronegócio, que poderão ser emitidos referenciados em moeda estrangeira, como o dólar.
A MP permitirá também ao produtor rural desmembrar sua propriedade para dar como garantia às operações de crédito apenas um pedaço do imóvel. A maioria das mudanças previstas na MP 897/2019 visa o futuro – sem trazer efeitos imediatos para a renegociação de dívidas acumuladas no passado.
A MP tem validade de 120 dias, período em que deverá ser apreciada pelo Congresso.
O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, disse que a Medida Provisória vai dar mais opções de acesso ao crédito aos produtores rurais.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte: Gaúcha ZH
Foto: Divulgação