Governo descarta nova operação de venda de ações do Banrisul

O governador Eduardo Leite (PSDB) descartou na manhã desta quinta-feira a possibilidade de o Banrisul fazer nova oferta de ações a curto ou médio prazo. A manifestação ocorreu após o banco, também ter anunciado formalmente o cancelamento da operação na qual tentava vender um lote volumoso de ações ordinárias.
Em coletiva de imprensa, Leite reclamou em diversos momentos do que classificou de “ataques especulativos”. Ele considerou que a fragilidade financeira do Estado “contaminou” o sucesso da operação.
Conforme Leite, o que provocou o cancelamento foi de fato o valor das ofertas, abaixo do estimado pelo controlador. Novamente alegando regras de sigilo, nem o governador e nem o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, revelaram qual o valor oferecido por ação. Na terça e na quarta-feira a informação entre operadores do mercado financeiro era de que esse valor ficou entre R$ 18,50 e R$ 19,00.
Questionado sobre se mantém a promessa de não privatizar o Banrisul, disse que nenhuma ação está descartada em relação ao banco, mas destacou que não vê espaço para a privatização “se nada mudar dentro da Assembleia.”
O governador reafirmou o compromisso de colocar em dia a folha de pagamento dos servidores do Poder Executivo.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte: Correio do Povo
Foto: Alina Souza