Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
40°
18°
23°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Bom Dia Líder

Polícia Civil realiza prisões por furtos em pivôs de irrigação em Cruz Alta

Polícia Civil realiza prisões por furtos em pivôs de irrigação em Cruz Alta
06.09.2019 07h39  /  Postado por: Roger Nicolini

A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) desencadeou na manhã desta sexta-feira, 6 de setembro, a Operação Clandestinos em Cruz Alta. De acordo com as informações obtidas por nossa equipe, foram 50 policiais civis de várias Delegacias envolvidos, bem como 4 policiais militares da Patram, que atuaram na diligência.

A ação se deu após uma investigação sobre furtos e roubos de fios e cabos de pivôs de irrigação, que estavam acontecendo no município entre 2018 e 2019, quando foram registradas mais de 30 ocorrências desta espécie de furto somente na área da 5ªRP.

De acordo com as informações cedidas pelo Delegado Rafael dos Santos, titular da Decrab, “o objetivo dos criminosos é o cobre, metal que depois é vendido para empresas que trabalham com o recebimento deste tipo de material. Em cada ação criminosa o grupo chegava a extrair de 200 a 300 Kg de cobre. O valor pago pelo referido metal pode chegar a R$20,00 o Kg. Em compensação o prejuízo causado aos produtores é severo, na casa de dezenas de milhares de reais em cada ação, sem contar o prejuízo para a lavoura.”

Investigação

Foram cerca de 8 meses de investigação, com inúmeras diligências, quebras de sigilo, perícias, e outras ordens judiciais  que demostraram que o grupo criminoso estava bem articulado para a pratica dos crimes. Os indivíduos costumavam circular pelas localidades durante o dia e escolher os alvos. A ação era sempre noturna e com emprego de veículo para transportar o material subtraído. Após o crime o material era dividido entre os integrantes do grupo. Alguns dos alvos trabalham com recebimento de sucatas, o que facilitava o mascaramento da ilicitude, já que depois de limpo (separado da borracha), fica difícil apontar se o cobre é produto de crime. A atividade era bastante lucrativa, tanto que os indivíduos planejavam comprar um veículo que seria utilizado somente para a prática de crimes.  No curso da investigação também foram apuradas práticas de abigeato e participação em rinhas de galos por integrantes do grupo.

Foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva, 7 mandados de busca e apreensão, e até o momento foram contabilizadas cinco prisões. As apreensões ainda estão sendo contabilizadas, e em breve nossa equipe atualizará esta matéria.

Fonte: Amauri Rodrigues/Bianca Conrad – Jornalismo Rádio Cruz Alta

Fotos: Divulgação

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO