Nomeado o Coordenador de Educação da 25ª CRE de Soledade e outros 29 coordenadores
Com o objetivo de implementar uma agenda estratégica de gestão de pessoas no governo do Estado, o Qualifica RS concluiu, nesta segunda-feira (2/9), o primeiro processo inovador de seleção de profissionais por meio de metodologia baseada em competências. Em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, foram entregues os certificados aos 36 selecionados dentre mais de 4 mil candidaturas.
São 30 vagas de coordenador regional de Educação, três cargos de agente de controle externo de gestão vinculados à Secretaria da Educação (Seduc) e três postos estratégicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), na Subsecretaria de Gestão de Pessoas, na Diretoria de Recursos Humanos e na Coordenadoria da Escola de Governo (eGOV). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 02 de setembro.
O novo coordenador da 25ª Coordenadoria Regional da Educação é Alaor Baptista Chagas, professor que atua no município de Santa Maria.
Hoje vice-diretor em uma escola de Santa Maria, Alaor é professor de ciências, especializado em biologia e mídias em educação, também sendo radialista. Formado em pedagogia, já atuou na 32ª CRE em São Luiz Gonzaga e chegou a ser coordenador adjunto da 8ª CRE em Santa Maria.
O Qualifica RS foi lançado em abril deste ano, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com quatro entidades do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. As organizações se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras sem envolver recursos financeiros entre as partes. Com base em bem-sucedidos modelos internacionais de gestão de pessoas no setor público, implantado em países como Inglaterra e Chile, o programa adota critérios objetivos e transparentes de avaliação de profissionais e tomada de decisão para o preenchimento de cargos de alta liderança na administração gaúcha, explica a secretária de planejamento, Leany Lemos.
O secretário de educação, Faisal Karam afirmou que o processo não se encerra com a nomeação pois até sexta-feira, acontece uma imersão dos novos servidores, para que conheçam a fundo o funcionamento da rede de ensino estadual e comecem a trabalhar nas metas para a área.
Por fim, o governador do RS, Eduardo Leite ressaltou que o Qualifica RS não vai ficar restrito às duas secretarias.
Fonte: Ascom Governo RS e Tua Rádio Cristal