Ovinocultura sofre com abigeato e predadores
Em busca de soluções para problemas como abigeato, ataques de cães e javalis e incentivar os produtores para que os rebanhos voltem a crescer, a Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Ovinocultura, liderada pelo deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), promoveu um debate na Expointer na manhã desta quarta-feira (28).
O evento contou com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e do comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, major André Luiz Stein.
Produtores e representantes de entidades e sindicatos relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia no campo. Um documento com todas as demandas será encaminhado ao governador Eduardo Leite e às secretarias estaduais.
O furto de ovinos e os ataques de cães e javalis impactam diretamente na produção de carne e lã, além da própria cultura ovelheira. Covatti Filho relatou que o Uruguai já desenvolve um trabalho para minimizar as ações de predadores e que pretende conhecer pessoalmente para implementar ações efetivas no Rio Grande do Sul. O secretário também quer reestruturar o Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos), hoje usado para patrocinar feiras. O foco é encontrar mecanismos para beneficiar os produtores.
O deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) conversou com o repórter Eduardo Leães, da Rádio Agert.