Número de suicídios aumentou no Rio Grande do Sul
Um grande desafio que o Rio Grande do Sul ainda tem pela frente é a redução da taxa de suicídio. De 2015 para 2017, conforme o estudo, o número de pessoas que tiraram as próprias vidas cresceu mais do que em outros estados da Região Sul. Em 2017, foram registrados 1.349 casos no estado, a meta a ser perseguida até 2030 é justamente alterar significativamente a tendência de aumento, a partir da prevenção.
De acordo com o psicólogo Luiz Henrique Toledo, uma soma de fatores contribui para que o Rio Grande do Sul seja o estado com maior número de suicídios no país.
Levando em consideração o fato de ser mais comum o suicídio por parte dos idosos, assim argumentou o psicólogo.
Para tentar combater o crescimento dos índices de suicídio, é necessário promover campanhas e ações direcionadas aos grupos de maior risco.
O psicólogo, Luiz Henrique Toledo, lembrou ainda das ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188, que passaram a ser gratuitas para todo o Brasil desde o ano passado, após assinatura de um convênio com o Ministério da Saúde. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Eles recebem treinamento adequado. Todas as ligações são sigilosas.
Foto: Caetano Barreto/Diário