Tio Hugo desenvolve projeto pioneiro de preservação de abelhas nativas sem ferrão
Um projeto desenvolvido pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, Osvaldo Lima, tem como intuito alertar sobre a importância da preservação das abelhas. O ponto de partida da iniciativa se deu através da instalação de meliponários, local de produção de mel com abelhas sem ferrão, em algumas residências do município. Esses locais possuem produção constante de mel, que pode ser consumido pelas famílias e até mesmo se tornar fonte de renda a partir da venda do produto, conforme explicou Osvaldo em entrevista à nossa reportagem.
A expansão deste projeto inédito se deu com a instalação de duas caixas com abelhas sem ferrão na escola municipal Antonio Parreiras de Tio Hugo, a primeira escola de todo o estado do Rio Grande do Sul a receber um meliponário. Osvaldo Lima, que ministra palestras nas escolas e em várias partes da região falando do assunto, destaca a diferença que um mel de uma abelha com e sem ferrão tem em termos de qualidade.
Sobre a relação entre a redução da população das abelhas e a aplicação de agrotóxicos, o agrônomo encerra dizendo o seguinte.
Fonte e foto: Ascom Tio Hugo