Ocergs debate acordo Mercosul e União Europeia com secretário da Agricultura
A Ocergs recebeu na manhã desta terça-feira (16/7), na sede da Escoop, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, para discussão do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)– Crédito Fiscal Presumido e o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e seus reflexos para as cooperativas, em especial as de leite e vinhos. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, lembrou que o projeto de Assistência Técnica e Extensão foi apresentado ao então candidato a governador, Eduardo Leite e consta na plataforma de proposições do sistema cooperativo gaúcho nas eleições do ano passado. O mesmo visa que sejam gerados créditos fiscais presumidos para o ressarcimento de investimentos feitos pelas cooperativas agropecuárias em assistência técnica.
O secretário Covatti Filho afirmou ser um momento importante para a troca de ideias, onde o setor tem a possibilidade de demostrar a sua importância e fazer as suas reivindicações. O secretário reconhece que as cadeias do leite e vinho são as mais impactadas negativamente pelo acordo. Representantes do setor de vinhos e leite, que serão fortemente impactados pelas consequências do acordo, participaram da reunião. O presidente da Coagrisol, Cooperativa de Soledade, José Luis Leite dos Santos, falou em nome das cooperativas de produção.
A Rádio Agert ouviu o secretário Covatti Filho e o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius, sobre o encontro.
A reportagem é de Eduardo Leães.