Audiência pública debate retirada da vacina contra a febre aftosa no RS
A Audiência Pública que debateu a possível retirada da vacina contra a febre aftosa no Estado reuniu, na manhã desta quinta- feira (11), na Sala João Neves da Fontoura, lideranças e autoridades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Sul. A discussão, proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, do DEM, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, estendeu-se por quase quatro horas e proporcionou a troca de informações relacionadas à segurança sanitária e animal.
De acordo com dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), o último foco da doença registrado no Rio Grande do Sul foi em 2001. A representante da Divisão Sanitária da pasta, Rosane Colares, informou que em 2018 foram fiscalizadas 18.122 propriedades rurais e 9.967 agropecuárias.
Entre as etapas estão as auditorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo informações da secretaria, os técnicos do ministério realizarão em setembro o trabalho de verificação dos rebanhos gaúchos.
De acordo com o deputado a maior preocupação é com a segurança para a retirada da vacina contra a aftosa.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fotos: Vinicius Reis e Thaísa Borges.