Com dia C em várias cidades, Ocergs lembra Dia Internacional do Cooperativismo neste sábado
As cooperativas estimulam o desenvolvimento sustentável e ajudam a construir um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Há dez anos, foi criado o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento nacional criado para estimular iniciativas voluntárias, diferenciadas, contínuas e que transformam a realidade de muitos brasileiros.
Através do Dia C, as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas. E, no dia 6 de julho, na Redenção, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), juntamente com cooperativistas e voluntários, promovem a comemoração desse sucesso e do Dia Internacional do Cooperativismo.
O evento acontece das 9h às 17h, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas infantis, orientação financeira, sobre cooperativismo e socioambientais, além de apresentações artísticas. Serão mais de 20 cooperativas e entidades parceiras que mobilizarão 300 voluntários, com a previsão de beneficiar cerca de 25 mil pessoas.
No interior do Estado, cooperativas também estarão realizando eventos para celebrar a data nas cidades de Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, dentre outras.
Em 2018, no Brasil, participaram do Dia C 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas. No RS, 307 cooperativas, juntamente com mais de 9 mil voluntários, beneficiaram 250 mil pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação e o meio ambiente. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, fala dos eventos e acerca da importância das cooperativas.
A reportagem é de Fernando Azevedo.