Rio Grande do Sul quer dobrar oferta de voos regionais
Que tal embarcar em um avião em Porto Alegre e pouco mais de uma hora depois aterrissar em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, em vez de pegar um ônibus e só sete ou quase oito horas depois chegar ao destino? Em pouco tempo, a primeira opção deve estar disponível graças às medidas anunciadas pelo governo gaúcho nesta quarta-feira (3) e que buscam dobrar o número de rotas de voos regionais, hoje com seis linhas para 12.
A companhia Azul deve ativar a rota para Livramento e Bagé, informou o governo ontem em anúncio no Palácio Piratini. A Gol Linhas Aéreas tem planos de oferecer seis novos voos regionais, com capacidade para nove passageiros cada, contratando a Two Flex para a operação dos voos. Entre os destinos, a partir de Porto Alegre, estão Bagé, Santana do Livramento, São Borja, Santa Rosa e Passo Fundo.
Para isso, o governo reduzirá, a partir de 1 de janeiro de 2020, a alíquota mínima do ICMS do querosene de aviação para 2%. A menor alíquota paga hoje pelas companhias aéreas que atuam no Estado é de 7%
O deputado Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional, destacou a assinatura de dois decretos do governo do Estado, que irão ampliar a oferta de voos regionais no Rio Grande do Sul.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte: Jornal do Comércio
Foto: Jornal O Sul