Clemente Pereira de Espumoso é uma das 300 escolas-piloto do Novo Ensino Médio
A reforma do ensino médio determina, entre outros pontos, a implantação gradual do ensino integral e o aumento da carga horária mínima anual de 2 mil para 3 mil horas, sendo 1800 horas voltadas para um currículo básico e 1200 horas serão definidas segundo a proposta da escola e escolhidas pelos estudantes de acordo com a sua área de interesse. Apenas português e matemática terão carga horária obrigatória nos três anos do ensino médio.
As mudanças devem ser implementadas a partir de 2019, em algumas escolas-piloto, mas devem chegar a todas as salas de aula até 2021 e a Escola Estadual José Clemente Pereira, de Espumoso, é uma das 300 escolas-piloto do estado para a implantação do Novo Ensino Médio a partir de 2020, como explica a diretora do educandário, Mara Cristina Carlet Provensi.
Um questionário de escuta servirá como forma de criar diagnósticos para a elaboração dos itinerários formativos, que serão as áreas de interesse dentro do currículo que podem ser escolhidas pelo aluno e servirá como base de discussões junto à comunidade e escolas para a concretização das mudanças necessárias, como enfatiza a supervisora do ensino médio da escola, Roseli Eliane Schmitz.
Para participar, é preciso acessar o link: formularios.educacao.rs.gov.br ou portal.educacao.rs.gov.br/novo-ensino-medio, realizar o cadastro, escolher seu perfil e responder o questionário.