Tio Hugo em alerta após casos de raiva herbívora
O posto de Inspetoria Veterinária de Tio Hugo informa que foram confirmados casos de raiva herbívora na comunidade de Linha Machado. Toda a região está em alerta em virtude do surgimento de casos da doença em bovinos em diversos municípios.
A médica veterinária que atua na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Laianni Kitzmann, explica que a raiva é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central, e pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A doença não tem cura e é transmitida pela saliva do animal, sendo o transmissor, o – Morcego Hematófago – que vive em ocos de árvores, casas abandonadas, fendas no chão, etc…
Ela conversou com a repórter Luzia Camargo.
Diante da confirmação da presença da doença em Tio Hugo, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente solicita aos produtores que fiquem em alerta e que realizem a vacinação preventiva do rebanho e dos animais de estimação, como cães e gatos. Cooperativas e agropecuárias do município possuem a vacina para venda. A secretaria está a disposição para dúvidas e esclarecimentos, oferecendo inclusive, suporte técnico aos produtores. O telefone para contato é 3338-9313
Fonte e foto: Ascom Tio Hugo