Novas regras para o leite entram em vigor em 30 de maio
Iniciou por Porto Alegre a rodada de reuniões promovida pelo Sindilat para discutir os novos pontos das Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, que passam a vigorar a partir de 30 de maio e que ampliam o grau de exigência das áreas produtiva e industrial do setor lácteo.
Na manhã desta sexta-feira (3), 17 entidades abriram um canal de comunicação direto com o Ministério da Agricultura, que será o órgão responsável pela fiscalização das regras impostas pelas normativas que visam boas práticas de produção e gestão dentro da cadeia produtiva, oferta de um leite de qualidade ao consumidor e, por consequência, novos mercados para o produto brasileiro.
O encontro realizado no auditório da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária reuniu dois representantes da pasta, que levaram esclarecimentos importantes ao público, especialmente sobre os novos parâmetros de qualidade do leite – Contagem Bacteriana (CPP) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Pelas normativas, foi mantida a contagem bacteriana máxima de 300 mil unidades por ml e 500 mil células somáticas por ml para o leite cru refrigerado. Uma novidade, no entanto, é que a CPP no leite cru de silo (indústria) deverá ser de 900 mil ufc/ml antes do processamento, adequação segue tendência mundial já adotada nos Estados Unidos e na União Europeia.
O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, abordou as principais alterações na produção e armazenagem do lei cru, previstas nas Instruções Normativas 76 e 77 debatidas em encontro na superintendência do Ministério da Agricultura. Já o vice-presidente da Fetag, Nestor Bonfanti, destacou a importância do evento para esclarecimento dos produtores de leite.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Nesta quarta-feira, 08, ocorre um encontro em Passo Fundo e na quinta-feira, 09, uma reunião em Lajeado.
Fotos: Stephany Franco
Fonte: Ascom SINDILAT