Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
28°
15°
24°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Vacinação contra gripe deve levar 3,7 milhões a postos de saúde no RS

Vacinação contra gripe deve levar 3,7 milhões a postos de saúde no RS
12.04.2019 06h56  /  Postado por: Roger Nicolini

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10/4). O lançamento oficial ocorreu em Porto Alegre, com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanhado do governador Eduardo Leite e do prefeito da capital, Nelson Marchezan Júnior.

Em um primeiro momento, até 18 de abril, a imunização focará crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos) e gestantes (de qualquer período de gravidez) – grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Uma das novidades deste ano é a ampliação da faixa etária do público-infantil, de até cinco anos para até menores de seis anos.

Em todo o país, o Ministério da Saúde pretende vacinar 58,6 milhões de pessoas até 31 de maio e, para isso, enviou 63,7 milhões de doses de vacinas aos estados. No RS, mais de 3,7 milhões de pessoas estão elegíveis para a campanha. Os demais grupos prioritários (veja abaixo) poderão se vacinar a partir de 22 de abril..

Neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. O subtipo predominante é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas apresenta a maior circulação do vírus, registrando 118 casos e 33 mortes. Sendo assim, a campanha de vacinação no Amazonas começou mais cedo, em março. De acordo com o ministro da Saúde, a ideia é que, no próximo ano, a campanha se inicie em março também na Região Sul, onde, tradicionalmente, o inverno é mais rigoroso.

A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.

Grupos que podem receber a vacina a partir de 10 de abril:
– Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (em qualquer idade gestacional)

Grupos que podem receber a vacina a partir de 22 de abril:
– Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (em qualquer idade gestacional)
– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Povos indígenas aldeados
– Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Professores de escolas públicas e privadas
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias (alterações genéticas congênitas).

Fonte e foto: Ascom Governo RS

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO