Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
24°
20°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Vacinação contra a gripe começa em 10 de abril para crianças e gestantes no RS

Vacinação contra a gripe começa em 10 de abril para crianças e gestantes no RS
09.04.2019 07h30  /  Postado por: Roger Nicolini

A campanha de vacinação contra a gripe começa mais cedo no Rio Grande do Sul neste ano. Assim como os outros dois estados da Região Sul, a estratégia será iniciada em 10 de abril, cinco dias antes do restante do país.

De 10 a 18 de abril, a campanha será direcionada prioritariamente para gestantes e crianças, que neste ano tiveram a faixa etária estendida, abrangendo agora as maiores de 6 meses e menores de 6 anos de idade.

A partir do dia 22, os demais grupos – pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores – podem receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. No total, são mais de 3,7 milhões de pessoas elegíveis para a vacina. A meta é alcançar 90% delas.

Crianças e gestantes foram priorizadas para a campanha neste ano porque foram as que menos se vacinaram em 2018. Os dois grupos puxaram para baixo a cobertura no estado ano passado, que fechou em 85% do total de pessoas elegíveis para a campanha. As crianças (que na época eram imunizadas com até 5 anos), tiveram índice de 67%, enquanto que nas gestantes o resultado ficou em 72%.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri fala a respeito.

Composição da vacina atualizada

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância em se repetir a dose nesta temporada.

A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A recomendação é que seja administrada ainda durante a campanha. Como a imunização leva em torno de 15 dias até gerar proteção ao organismo, com a vacinação neste período, a pessoa já chegaria mais segura ao inverno, época do ano na qual a circulação da doença aumenta.

Fonte e foto: Ascom Governo RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO