Deputado Mateus Wesp quer volta da Educação Moral e Cívica e focar atuação em Projetos destinados à família
O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) defende o retorno da disciplina de Educação Moral e Cívica no currículo escolar gaúcho. A proposta elaborada pelo parlamentar visa atingir a educação pública e privada do Rio Grande do Sul.
Ele já protocolou o documento na Assembleia Legislativa. Agora, o processo passa a tramitar nas comissões da Casa para posteriormente entrar em discussão no plenário.
No ano passado, a pauta já tramitava na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, enquanto ainda era vereador do Município, mas acabou arquivada.
Na última quinta-feira (20), Wesp ocupou a tribuna do Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa, para abordar o interesse no retorno da matéria. No discurso, o deputado destacou a importância do tema, sobretudo diante da circulação de ideias “equivocadas” na sociedade.
De acordo com Mateus Wesp, o objetivo é abrir a possibilidade de democratizar a discussão de temas fundamentais da Constituição brasileira. Segundo ele, a matéria é atualizada e diferente de como funcionava antigamente nas escolas.
O ordenamento é complexo, mas as informações deveriam ser de conhecimento de todos, como saber a diferença entre Município, Estado e União. A diferença do vereador para o deputado estadual”, exemplifica.
O deputado acredita que os valores cívicos devem ser colocados nas escolas acima de preconceitos ideológicos. Segundo Wesp, atualmente apenas estudantes de graduação têm a possibilidade de receber as informações de maneira lúcida.
Outro ponto que Wesp cita é que a formação do indivíduo deve ser pautada, também, pela influência familiar.
Num primeiro momento, Wesp quer o retorno da disciplina. Posteriormente, a discussão da forma como o conteúdo será disseminado.
“Hoje o Estado interfere demais na formação das pessoas e possibilita a formação totalitária dos indivíduos. Isso será diferente. Não vivemos mais num período de exceção, de um Estado de direito, como vivíamos há 30 anos. Estamos num período democrático, em que a formação de valores nacionais deve estar acima de pautas ideológicas de governo. Temos que ensinar os cidadãos a amarem o Brasil acima de suas ideologias partidárias”, conclui.
O deputado, líder da bancada do PSDB, é um dos 28 novos parlamentares da Assembleia Legislativa. Ele falou sobre os focos da sua atuação no parlamento estadual.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte: Jornal Diário da Manhã
Foto: Divulgação AL RS