Confiança das famílias gaúchas volta a crescer, aponta Fecomércio
A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle estão deixando as famílias gaúchas mais confiantes. Os dados estão na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no mês de janeiro, divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira, dia 21. Segundo a entidade, o índice alcançou 86,5 pontos, com alta de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é também o mais alto desde maio de 2015.
A avaliação que mede a segurança com relação à situação do emprego também foi positiva, e em janeiro chegou a 109,9 pontos, com uma alta de 32,8% em relação ao mesmo mês em 2018. Em relação a renda dos gaúchos, os valores também são melhores do que em 2018 – 101,4 pontos, 45,4% maior do que janeiro do ano passado, permanecendo em patamar otimista pelo quarto mês consecutivo. Na margem, o indicador teve leve recuo ao variar -0,2%.
A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle contribuíram também com o consumo, que há quatro meses se mantém em patamar otimista.
Em relação às expectativas, as famílias gaúchas estão cautelosas. O indicador que mede, por exemplo, a perspectiva profissional, alcançou 69,4 pontos, com uma queda de 14,9% em relação a janeiro do ano passado.
A economista-chefe da entidade, Patrícia Palermo comenta sobre os números.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte e foto: Ascom Fecomércio RS