Passo Fundo será uma das cidades que ganhará 1,2 mil armas doadas à BM pelo Instituto Floresta
O Instituto Cultural Floresta fez uma nova doação de armas ao governo do Estado na manhã desta segunda-feira (10), em ato no Ginásio da Academia da Brigada Militar, na capital. São 1.200 pistolas da marca Glock, destinadas ao uso dos três Batalhões de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar – Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo – e dos pelotões de operações especiais de área (Poes). Esse lote de doação soma-se as 1.547 pistolas e fuzis, 46 viaturas, coletes, rastreadores e outros equipamentos já entregues deste o início da parceria da instituição com o Estado, intensificada ao longo deste ano.
Parcerias como a do Instituto Floresta com a Secretaria de Segurança Pública (SPP) originaram a lei complementar que criou o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do RS (Piseg/RS). A legislação, pioneira no Brasil, permite a doação de recursos pela iniciativa privada para aquisição de equipamentos à Segurança Pública, possibilitando às empresas contribuintes a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública estadual, com valores correspondentes ao ICMS a recolher.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou os resultados desta cooperação pioneira.
O presidente do Instituto Floresta, Leonardo Fração, lembrou a criação da parceria e da legislação. Segundo ele, o projeto não seria possível em outros governos.
Fonte e foto: Ascom Governo RS