“Transparência é um caminho sem volta”, afirma ministro em 70 anos da Cage
O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, está convencido de que o combate à corrupção e os mecanismos de controle sobre os recursos públicos não sofrerão qualquer retrocesso a partir do próximo ano, com a posse dos novos governos. “A transparência é um caminho sem volta”, resumiu o ministro antes de participar, como palestrante convidado, na reunião-almoço em homenagem aos 70 anos da Cage (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado). Ele falou sobre os desafios para melhorar o trabalho de identificação dos desvios na gestão pública.
Entre as novidades, o ministro antecipou uma parceria que a CGU estabelecerá com o Facebook para possibilitar a denúncia de cidadãos sobre eventuais suspeitas sobre convênios com recursos do governo federal.
Para o ministro, é importante que as estruturas de controle interno busquem uma permanente evolução nas atividades, “pois não haverá órgão que sobreviverá sem mostrar resultados”. Um dos maiores desafios, na visão de Wagner Rosário, será integrar as ferramentas de controle em todos os níveis (União, estados e municípios).
O ministro destacou que o controle interno é fundamental para a melhoria na eficiência da gestão pública.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte e foto: Ascom SEFAZ RS