14ª edição do Projeto Coprel Ecologia distribui mudas nativas a 17 municípios
O Coprel Ecologia, que já está na sua 14ª edição, tem o objetivo de incentivar a continuidade de matas nativas e a conservação ambiental. O projeto consiste em realizar a distribuição de mudas nativas, em parceria com as prefeituras e agricultores interessados em realizar o plantio em áreas de preservação permanente (APPs). Além da distribuição das mudas, a cooperativa acompanha o desenvolvimento das plantas através de vistorias técnicas, e encaminha relatórios anuais à SEMA – Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado.
A entrega das mudas para os representantes das prefeituras e a premiação dos destaques de 2017 ocorreu na quarta-feira, dia 22 de agosto. Participaram do evento a equipe da Coprel que coordena o projeto, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos das prefeituras que coordenam o projeto e os produtores destaques no plantio das mudas.
São 17 municípios que aderiram ao Coprel Ecologia em 2018: Campos Borges, Ciríaco, Colorado, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jóia, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Não Me Toque, Quinze de Novembro, Selbach, Tapera, Tunas e Vila Maria.
De acordo com o Facilitador da Unidade de Energia da Coprel que faz parte da equipe da organização do Coprel Ecologia, Engenheiro Herton Azzolin, entre os anos de 2003 e 2017 já foram recuperados 441 hectares de áreas de preservação ambiental com mais de 490 mil mudas plantadas. O índice de sobrevivência das mudas plantadas evolui a cada ano, ficando nos últimos anos em uma média de 95%.
A reportagem é de Morgana Carniel, da Assessoria de Comunicação da Coprel.
Confira a lista de produtores que apresentaram melhor desempenho no ano de 2017 e receberam premiações:
- Auri de Castro, de Jacuizinho, plantou 200 mudas de árvores com índice de sobrevivência de 100%.
- Ermenio Natalino Sandri, de Vista Alegre, Colorado, realizou o plantio de 165 mudas de árvores com 98,78% de sobrevivência das plantas.
- O cooperante Roberto Durigon Lemes, de Capão Alto, Cruz Alta plantou 300 mudas de árvores com aproveitamento de 98,66% da área cultivada.
- Clóvis Bourscheid, de Linha Cristal, Selbach realizou o plantio de 250 mudas e 98,4% sobreviveram.
- Cedenir Engelmann, do município de Jóia plantou 200 mudas de árvores. Destas 98% registraram índice de sobrevivência.
Confira a lista de prefeituras que receberam destaque no ano de 2017 e foram premiadas:
- Cruz alta
- Joia
- Lagoa dos tres cantos
- Fortaleza dos valos
- Tapera
Fonte e foto: Ascom Coprel.